UR de Registro e Câmaras promovem palestras sobre Cidadania e Políticas Públicas para crianças

04/09/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Unidade Regional de Registro (UR-12), promoveu nas sedes das Câmaras Municipais de Miracatu e Cajati, nos dias 12 de junho e 15 de agosto, respectivamente, o projeto educativo voltado para crianças com o tema ‘Cidadania e Políticas Públicas – Cuidando do que é Nosso’.
A ação teve como foco transmitir, de maneira simples e acessível, os papéis e as competências dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como a função do Tribunal de Contas, os conceitos de políticas públicas e como elas estão presentes no cotidiano e como cuidar do patrimônio público, valorizando o bem-estar coletivo.
O projeto também destacou às crianças, de forma lúdica e educativa, conhecimentos sobre diversos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal, como o direito de ser ouvida, de receber alimentação adequada, de ser amada, de brincar e estudar, além do acesso à merenda escolar dentre outros.
Os conteúdos foram apresentados em slides no formato cartoon, com o intuito de incentivar a participação ativa das crianças durante o evento. Ao final dos dois encontros, foram entregues às crianças gibis da série ‘Cuidando do que é nosso’.
“No evento realizado em Miracatu, recebemos cartinhas das crianças solicitando políticas públicas para a escola, mencionando a falta de qualidade da merenda e a ausência de brinquedos para recreação. Esses registros evidenciam a relevância do projeto, que tem proporcionado às crianças um espaço de expressão e participação cidadã, permitindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas”, ressaltou a Auditora de Controle Externo (UR-12), Liciane Ágda Cruz Figueira.
“Percebemos ainda que as crianças ficam animadas em nos conhecer e em saber que o Tribunal existe, sempre querendo tirar fotos com os palestrantes do Tribunal. Muitas dizem que vão cuidar mais do material escolar e que vão se dedicar mais aos estudos e até perguntam como fazer para trabalhar no Tribunal. Tem sido uma experiência muito gratificante”, completou a Auditora do TCESP.
. Projeto
De iniciativa da Unidade Regional de Registro (UR-12), em parceria com as Câmaras Legislativas de Miracatu e de Cajati, a ação nasceu pela carência de informação sobre o exercício da cidadania, em que muitas pessoas desconhecem os próprios direitos e deveres como cidadão.
A partir disto, o projeto teve início com as crianças - consideradas grandes multiplicadoras dentro das famílias e escolas - com o intuito de que se aprenderem desde cedo sobre cidadania, conseguem levar esse conhecimento aos pais, professores e à comunidade ao redor.
A sequência do projeto visa ampliar para professores e outros multiplicadores, de modo que a conscientização sobre direitos, deveres e políticas públicas ganhe um alcance maior, fortalecendo as prefeituras e contribuindo para as cidades se tornarem cada vez mais organizadas, participativas e sustentáveis.